Clique na imagem para ampliar | O que é uma oração? . Uma oração é uma mensagem espiritual. Entre as Coisas de Deus, que o mundo mais conhece e utiliza, a Oração é a que mais transcende espiritualidade, quando sentida, antes de ser feita. Mensagem que conduz pedidos, agradecimentos, promessas e oferecimentos, a Oração, como pronunciamento do espÃrito, constitui-se num ato que fielmente reflete o estado de alma de quem a faz. É, por isso, a mais bela prática espiritual que a criatura realiza em matéria. Sua principal finalidade é de servir de elo espiritual entre Deus e a criatura, na comunicação ou expressão de anseios, de necessidades ou de alegrias pelo recebimento de um estÃmulo ou de uma força para vencer uma fase difÃcil e viver na compreensão das Coisas Espirituais. |
Em elos adiantados, a Oração serve de instrumento de força, de luz e de intercessão. O mundo lhe atribui a condição sublime de agente divino, que intervém, como auxÃlio, em todos os campos da necessidade dos espÃritos em matéria.Tanto enxuga uma lágrima como sufoca um gemido; abranda impulsos de ódio e revolta, como santifica intenções e sentimentos puros; faz nascer a verde esperança onde só a descrença e o desinteresse existem; companheira fiel dos que sofrem, em noites tempestuosas, o terror do isolamento, da solidão e do desespero; ilumina fisionomias marcadas pelo sofrimento e aquece as noites frias da alma de pais, mães, esposos, filhos e irmãos, que vivem momentos de aflições nascidos das Coisas do Mundo.
A Oração é a mais linda forma de suplica silenciosa, que o espÃrito faz ao próprio espÃrito, baixinho, implorando ou prometendo o cumprimento de um ensinamento que a razão mostrou. Ela santifica impulsos de arrependimento e glorifica as manifestações de reconhecimento de erros e enganos. A Oração é um instrumento de glorificação, da confiança e da fé nas Coisas de Deus.
Na Catequese de Santo Tomás de Aquino, onde a Oração é fundamento dos mais valiosos, o seu uso é constante, ao final da aulas públicas, durante a unção espiritual e antes ou após as catequeses de atendimento individual. Isto porque lhe atribuÃmos, proporcionalmente ao clima do ambiente, força preparatória, que predispõe os espÃritos tanto ao recebimento do auxÃlio, quanto à sua realização. Tem poder germinativo e iluminação espirituais. É força metafÃsica que auxilia e supera dificuldades; modifica, gradativamente, a formação das criaturas e imprime diretriz ao aprimoramento. Aprendemos que não é a Oração que é forte ou fraca, mas quem a faz, como a faz e para que a faz.
A Oração da Catequese de Santo Tomás de Aquino nos foi transmitida espiritualmente e é um dos nossos instrumentos mais preciosos, possui toda uma terminologia apropriada ao atendimento das nossas necessidades espirituais, pois quando feita com simplicidade, pureza e amor, nos liga ao Mundo Iluminado da Justiça de Deus, fortalecendo a nossa confiança no auxÃlio de Deus e nos predispondo ao melhor de nós mesmos.
Texto inspirado no capÃtulo "Oração" do livro "Relatório da Verdade" escrito pelo Codificador, Arsênio Tavolieri.